A construção do novo caráter
Filipenses 2:19-22
Espero, porém, no Senhor Jesus, mandar-vos Timóteo, o mais breve possível, a fim de que eu me sinta animado também, tendo conhecimento da vossa situação. Porque a ninguém tenho de igual sentimento que, sinceramente, cuide dos vossos interesses; pois todos eles buscam o que é seu próprio, não o que é de Cristo Jesus. E conheceis o seu caráter provado, pois serviu ao evangelho, junto comigo, como filho ao pai.
Caráter é um conjunto de características e traços relativos à maneira de agir e de reagir de um indivíduo ou de um grupo. O conjunto das qualidades e defeitos de uma pessoa é que vão determinar a sua conduta e a sua moralidade, o seu caráter.
"O futebol americano não constrói um bom caráter, elimina quem não tem."
Coach Darrell Royal (Técnico de futebol americano)
Depois que nascemos de novo, fomos libertos do poder escravizador do pecado para com liberdade construir nosso novo caráter através da Palavra de Deus. As sugestões e tentações do pecado continuarão vindo, elas baterão na porta de nossas mentes todos os dias. O diabo sabe que não pode mais nos obrigar a fazer o que ele quer, mas tentará usar nossas próprias vontades para que elas atendam as suas sugestões.
Não é responsabilidade de Deus mudar nossos pensamentos e comportamentos, pois quando fomos libertos do império das trevas, a condição para isso era reconhecer e receber Jesus Cristo como único Senhor e Salvador. Essa decisão foi a condição para sermos libertos da escravidão do pecado, então temos a obrigação de mudar nossa mente e nossa conduta, o nosso caráter. Seria hipocrisia ou traição se após declararmos nossa fidelidade ao senhorio de Jesus para sermos libertos por Ele, depois voltarmos a pensar e agir pelas sugestões do diabo. Isso é alta traição.
"Provações e dificuldades podem enfraquecer um cristão, mas elas também têm a capacidade de moldar o caráter e banir da vida dele toda impureza que prejudica o crescimento e a entrega." Billy Graham
Devemos resistir aos pensamentos e vontades que antes nos dirigiam, e isso exigirá de nós toda força que temos, compromisso e fidelidade. Não deve haver espaço para hesitações ou fraquezas. Todas as condições para dizer não a antiga maneira de pensar e ao diabo já estão em nós, nossa liberdade já foi comprada legalmente pelo amor de nosso Deus e por causa de nossa declaração reconhecendo que Jesus é nosso Senhor e Salvador.
"Compromisso custa caro, e Jesus não ofereceu nenhuma barganha, sua exigência foi clara." Billy Graham
Provérbios 1: 31-32
Comerão do fruto da sua conduta e se fartarão de suas próprias maquinações. Pois a inconstância dos inexperientes os matará, e a falsa segurança dos tolos os destruirá; mas quem me ouvir viverá em segurança e estará tranquilo, sem temer nenhum mal.
É preciso conhecer a Bíblia, a Palavra de Deus, pois sem esse conhecimento não teremos os parâmetros para resistir a nossas vontades. Dizer “não” para nós e “sim” para Deus será com certeza a situação com a qual nos encontraremos muitas vezes, então precisaremos estar cheios da Palavra e cheios do Espírito. Dessa maneira continuarmos crescendo na formação do nosso novo caráter, mantendo nossa declaração e fidelidade ao nosso Senhor.
1 Coríntios 9:27
Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado.
"A vontade de Jesus é dura, extremamente dura para quem se opõe a ela. Porém, é suave e leve para aqueles que se submetem de coração." Dietrich Bonhoeffer
Emilio Claudiano