O mal começa por dentro
Mateus 23:27
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia!
Lucas 12:1-3
Nesse meio tempo, tendo-se juntado uma multidão de milhares de pessoas, ao ponto de se atropelarem umas às outras, Jesus começou a falar primeiramente aos seus discípulos, dizendo: “Tenham cuidado com o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia. Não há nada escondido que não venha a ser descoberto, ou oculto que não venha a ser conhecido. O que vocês disseram nas trevas será ouvido à luz do dia, e o que vocês sussurraram aos ouvidos dentro de casa, será proclamado dos telhados.
Jesus condena veementemente a hipocrisia dos religiosos, pois por fora eram uma coisa e por dentro outra, nenhum nível de confiança pode ser encontrado em uma pessoa assim, onde mentir se torna um hábito.
A definição de hipocrisia pelo dicionário é: falsidade, dissimulação, ato ou efeito de fingir, de dissimular os verdadeiros sentimentos e intenções; fingimento. Jesus fez questão de destacar a hipocrisia como algo extremamente perigoso, Ele pede aos discípulos que se guardem desse veneno que apodrece as pessoas por dentro. Pois a hipocrisia fecha as portas para a verdade que é a única cura para essa atitude venenosa.
Quando não nos expomos a Palavra de Deus para sermos tratados e curados por ela, acabamos sofrendo danos por dentro, aprisionados pela mentira e pela amargura, em um isolamento pessoal danoso. A Bíblia pode nos dizer o que está errado em nós, podemos colocar luz nessas áreas sombrias e tratá-las, mudando o rumo de nossa vida, seguindo a verdade através da integridade.
Hebreus 4:12-13
Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração. E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas.
No dia de nossa prestação de contas, que tenhamos a alegria de ver nossas obras falarem por nós, obras feitas em Deus, de um coração puro e transparente, de atitudes santas, alinhadas com a verdade. Pois é para isso também que Jesus morreu, para que ressuscitássemos como Ele, e a velha natureza fosse erradicada, e somente Ele fosse visto em nós.
1 Pedro 2:1
Portanto, livrem-se de toda maldade e de todo engano, hipocrisia, inveja e toda espécie de maledicência.
Amados, sejam fortes e firmes, deixe o poder da vida zoe, a vida de Deus agir em vocês, façam tudo sem queixas e sem murmurações como diz a Palavra. Essa é a qualidade de vida que Deus planejou para nós, é portanto essa a vida que devemos viver. Que estejamos atentos e vigilantes quanto ao veneno de satanás para que ele não entre dentro de nós. O amor, a integridade e a verdade nos livrará desse veneno do inferno.
Tiago 3:17-18
A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento. Ora, é em paz que se semeia o fruto da justiça, para os que promovem a paz.
Quando o amor inspira nossas motivações, quando promovemos a verdade da palavra de Deus acima de qualquer coisa, quando estabelecemos a paz dentro e fora de nós; ficamos limpos, lavados pela água pura e cristalina das escrituras, nos tornando pessoas confiáveis para Deus e para todos, iguais por dentro e por fora.
Emilio Claudiano