A obediência, resultado do amor
1 João 2:5-6
"Mas, se alguém obedece à sua palavra, nele verdadeiramente o amor de Deus está aperfeiçoado. Desta forma sabemos que estamos nele: aquele que afirma que permanece nele, deve andar como ele andou."
A Bíblia diz que quando obedecemos de coração a Palavra de Deus é porquê verdadeiramente o amamos. Qualquer obediência que não envolva o amor é algo difícil e doloroso, não é prazeroso nem inspirador, e pode se tornar pesada não sendo duradoura.
A verdadeira obediência é motivada pelo amor. Essa obediência gera um desejo de imitar, de fazer o que Ele faz, assim como Jesus fez obedecendo o Pai, imitando-o. Vai além do que fazer o deve ser feito, tornando mais fácil nosso próprio crescimento e compromisso com Deus. Um relacionamento que produz a fidelidade de um filho a seu Pai.
Só podemos imitar a Jesus quando podemos amá-lo. O amor inspira, acredita e é perseverante. Quando perguntaram a Jesus qual era o maior mandamento, Ele respondeu que era o amor e não a obediência, pois a obediência é o resultado do amor. E sabemos que o amor não é um sentimento, mas uma atitude, ou seja, decidimos amar, e então agimos como quem ama, obedecendo com um coração imitador.
Para amar a Deus é preciso conhecê-lo, para conhecê-lo é preciso buscá-lo diariamente com um desejo puro, sincero e perseverante, pois Ele tem prazer em se manifestar aos que de coração puro o buscam. Ele quer que o conheçamos para que possamos imitá-lo, nos unir a Ele como uma só pessoa. E não há melhor maneira de conhecê-lo se não for passando tempo com Ele em oração e lendo Suas Palavras. Esse é o lugar do conhecimento; a comunhão que provoca o relacionamento íntimo com aquele que vamos imitar, nosso Senhor e Amigo Cristo Jesus.
2 João 1:6
E este é o amor: que andemos em obediência aos seus mandamentos. Como vocês já têm ouvido desde o princípio, o mandamento é este: Que vocês andem em amor.
Andar em obediência aos princípios da Palavra de Deus imitando-o, é na verdade nossa declaração de amor a Ele.Deus sempre irá nos mostrar a verdade e nos dirá o que temos que fazer, que passos dar e o caminho em que devemos andar. Mas a decisão final de obedecer sempre será nossa.
Emilio Claudiano