Não seja pressionado, seja guiado

Marcos 1.12-13

Logo em seguida, o Espírito o dirigiu para o deserto. Ali esteve Ele por quarenta dias sendo tentado por Satanás; viveu entre as feras selvagens, e os anjos o serviram.

Há alguns lurares que serão específicos e importantes para ouvirmos a voz do Espírito Santo, os lugares a sós com Ele.

Aqui, diz que Jesus foi levado pelo Espírito Santo ao deserto, e enquanto estava lá foi tentado pelo diabo. Sempre que se fala em deserto, muitas pessoas imaginam um lugar de falta, de problemas e dificuldades, mas precisamos parar de pensar assim se quisermos amadurecer na vida com Deus. Veja que foi o Espírito Santo quem o dirigiu ao deserto, o deserto neste contexto é um lugar a sós para consagração, para receber instruções divinas acerca do plano que Ele tinha que cumprir.

Nesse caso, Jesus estava iniciando seu ministério terreno e Ele sabia que as responsabilidades eram demasiadamente grandes, pois tinha muitas coisas a fazer e ele sabia que não podia errar. Ele também sabia que seria pressionado a tomar decisões erradas, por isso precisava ser guiado. Creio que o Espírito Santo o guiou ao deserto para que nesse período de quarenta dias Ele pudesse mostrar a Jesus de forma clara, e sem nenhuma influência externa, as coisas que Jesus deveria realizar e dizer em nome do Pai. Um tempo de oração e comunhão para direção.

E, mesmo enquanto estava no deserto, Jesus foi pressionado pelo diabo através da tentação que sofreu, mas não cedeu a ela, creio que ele enfrentou muitas pressões em seu ministério na Terra. Por isso, sempre se retirava para orar para que pudesse cumprir corretamente o que lhe foi designado sem ceder às pressões do diabo e das pessoas que o cercavam. Pois não podemos fazer Deus seguir atrás das nossas decisões, nós é que devemos seguir as decisões Dele.

Mateus 7.22

Nem todo aquele que diz: Senhor, Senhor, entrará no Reino de Deus, mas aquele que faz a vontade do meu pai, que está nos céus.

A Bíblia diz que haviam feras no deserto, mas ele não foi pego por nenhuma delas. Foi tentado, mas não cedeu à tentação, e no final os anjos o serviram. Podemos estar cercados de problemas, sendo tentados diariamente, mas é nas orações, no tempo que separamos com Deus que vencemos e os anjos nos servem. Não seja pressionado, seja guiado e para isso é preciso separar um bom tempo diariamente com Deus orando e lendo Sua Palavra para receber direção e não ceder às pressões, descansando em meio as circunstâncias difíceis ou tribulações, confiando nas direções que recebemos e mantendo nossa paz e tranquilidade.

Romanos 8.14

Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus. 

Como filhos, devemos ser guiados pelo Espírito de Deus assim como Jesus foi e completarmos a nossa carreira assim como ele completou a Dele.

Emilio Claudiano