Tomando o controle dos pensamentos e da língua
2 Coríntios 10:3-5
Porque, embora andando na carne, não militamos segundo a carne. Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo
Nossa mente é o lugar onde travamos uma luta diária, que define nosso presente e futuro
Sucesso ou fracasso, ânimo ou desânimo, conquistas ou perdas, avanço ou retrocesso são decididos em nossa mente, se tivermos o controle dela, teremos o controle do nosso presente e futuro. É preciso destruir os pensamentos que vão contra o que Deus diz, mesmo que sejam como fortalezas com os quais convivemos por anos, podemos destruí-los e estabelecer novos pensamentos que criarão uma nova visão, novos caminhos para um novo futuro.
Precisamos entender que essa fortaleza não é externa, não são as pessoas e nem as circunstâncias em nossa volta. Quando fomos recriados por Deus em Cristo, Deus diz que essa nova pessoa recriada deve reprogramar os pensamentos, pois você não consegue ir além do que acredita que é ou do que pensa que pode fazer, portanto, para mudarmos por fora é preciso mudar dentro.
A Bíblia diz que as armas que temos são poderosas para fazer isso, pois nascemos de novo como pessoas livres, com a presença de Deus dentro de nós e com sua Palavra, que é poderosa para penetrar em cada parte dos nossos pensamentos, anulando a maneira velha e destruidora de pensar, e levar cativo todo pensamento à obediência de Cristo. Precisamos concordar com o que Deus diz, pensar e dizer as mesmas coisas que Ele diz.
Nossa história começa a mudar dentro de nós, em nossa mente e em nossa confissão. Não somos mudados pelo que vemos ou sentimos, mas pela autoimagem que temos de nós mesmos. Essa imagem pode torná-lo limitado e medíocre, ou um sonhador determinado, indo além de qualquer limite humano, crendo em tudo o que Deus diz. Não é o que tenho que diz quem eu sou, mas o que eu sou é que determina o que tenho, pois o que sou determina o que sou capaz de fazer e onde vou chegar. Conhecer essa pessoa e imprimir em seu coração essa imagem, é fundamental. A Bíblia diz que se eu verdadeiramente quero experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus, eu preciso primeiro renovar minha mente.
Romanos 12:2
E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.
Pode ser que fortalezas foram formadas em sua mente bloqueando sua vida, mas você tem uma arma poderosa para derrubá-la, a sua fé na Palavra de Deus e sua autodisciplina em aplicá-la diariamente. Só uma mente renovada pode escrever uma nova história.
Emilio Claudiano