Maturidade espiritual

Hebreus 5:11-14

Quanto a isso, temos muito que dizer, coisas difíceis de explicar, porque vocês se tornaram lentos para aprender. Embora a esta altura já devessem ser mestres, vocês precisam de alguém que lhes ensine novamente os princípios elementares da palavra de Deus. Estão precisando de leite, e não de alimento sólido! Quem se alimenta de leite ainda é criança, e não tem experiência no ensino da justiça. Mas o alimento sólido é para os adultos, os quais, pelo exercício constante, tornaram-se aptos para discernir tanto o bem quanto o mal.

A busca do crescimento pessoal deve ser o maior objetivo em nossa vida depois que nascemos de novo, pois nosso sucesso pessoal e serviço a Deus dependerá disso.

Tanto o escritor de Hebreus, quanto o apóstolo Paulo tinham dificuldades em se comunicar com pessoas imaturas, que deveriam ter crescido, mas por não buscarem o crescimento (praticando do que ouviam), ainda eram crianças e, por isso, não conseguiam entender as revelações que homens de Deus queriam transmitir, por isso, continuavam sofrendo com aflições acusadas por elas mesmas.

A ausência do conhecimento de Deus e a recusa do homem em obedecê-Lo, são a raiz de todos os problemas que os aflige. Billy Graham

Se não buscarmos nosso crescimento, se não formos intensos nisso, Deus não poderá nos usar como quer fazê-lo, pois não seremos capazes de entender o que Ele está falando ou querendo nos ensinar. A Bíblia diz que algumas pessoas são lentas para ouvir, ou seja, são lentas para dar atenção e praticar o que já sabem, precisam ouvir de novo coisas básicas como: não pequem, não murmurem, não falem mal uns dos outros, não busquem seus próprios interesses, orem, leiam, pratiquem, etc., coisas que já deveríamos estar vivendo e avançando.

Nossa imaturidade limita nossa vida espiritual, nossa fé fica limitada ao pouco conhecimento prático que temos. Nós mesmos criamos obstáculos através da imaturidade para que a Palavra de Deus não nos alcance. Caminhar com Deus é estar pronto para renunciar qualquer coisa que seja preciso, dominando nossas emoções, não deixando o medo nos intimidar nem qualquer outra coisa. Uma criança espiritual não conseguirá fazer isso, um adulto cheio de conhecimento, ousadia e coragem, sim, conseguirá.

Quando nossos objetivos são pequenos e insignificantes, o que alcançamos também é. E mesmo com o passar do tempo, se não crescermos, continuaremos inexperientes e imaturos, levados pelos mesmo sentimentos como medo, preocupação e insegurança de sempre, e que nos manterão na pobreza e na fraqueza. Então, logo virá inveja, murmuração e desânimo, nos tornando incapazes de sair do mesmo lugar, como um círculo vicioso. E isso é assustador. Precisamos romper essa barreira da preguiça e da procrastinação e avançarmos para o sucesso que Deus planejou para nós.

Tiago 1:22-25

Sejam praticantes da palavra, e não apenas ouvintes, enganando-se a si mesmos. Aquele que ouve a palavra, mas não a põe em prática, é semelhante a um homem que olha a sua face num espelho e, depois de olhar para si mesmo, sai e logo esquece a sua aparência. Mas o homem que observa atentamente a lei perfeita, que traz a liberdade, e persevera na prática dessa lei, não esquecendo o que ouviu, mas praticando-o, será feliz naquilo que fizer. 

Nosso futuro depende do nosso crescimento, busque e trabalhe intensamente em seu crescimento espiritual praticando o que você já sabe das Palavras da Bíblia, e então não precisará se preocupar com seu futuro. Sua maturidade em Deus, diariamente, o conduzirá por um caminho seguro e vitorioso em níveis cada vez maiores.

Emilio Claudiano