Uma vida no Espírito Santo
Marcos 1:12-13
Logo em seguida, o Espírito o dirigiu para o deserto. Ali esteve Ele por quarenta dias sendo tentado por Satanás; viveu entre as feras selvagens, e os anjos o serviram.
Aqui diz que Jesus foi levado pelo Espírito Santo ao deserto, e enquanto estava lá foi tentado pelo diabo. Sempre que se fala em deserto, muitas pessoas imaginam um lugar de falta, de problemas e dificuldades, mas precisamos parar de pensar assim se quisermos amadurecer na vida com Deus. Veja que foi o Espírito Santo quem o dirigiu ao deserto para ter um período longo de comunhão com Ele, e somente Ele, sem mais ninguém por perto, o deserto neste contexto é um lugar a sós para consagração, para receber instruções divinas acerca do plano que Ele tinha que cumprir.
Lucas 4:18-19
O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e proclamar o ano aceitável do Senhor.
Nesse momento, Jesus estava iniciando seu ministério terreno e ele sabia que as responsabilidades eram demasiadamente grandes, pois tinha muitas coisas a fazer e ele sabia que não podia errar. E o Espírito Santo é quem tinha o plano e o caminho para cumprir o plano. Ele também sabia que seria pressionado a tomar decisões erradas, por isso precisava ter profunda comunhão com o Espírito Santo para ser guiado por ele. Creio que o Espírito Santo o guiou ao deserto para que nesse período de quarenta dias Ele pudesse mostrar a Jesus de forma clara as coisas que Jesus deveria realizar e dizer em nome do Pai. Um tempo de oração e comunhão com o Espírito para instruções, que se repetiriam muitas outras vezes.
Lucas 10:21
Naquela hora, Jesus exultou no Espírito Santo e exclamou: — Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, porque escondeste estas coisas dos sábios e instruídos e as revelaste aos pequeninos. Sim, ó Pai, porque assim foi do teu agrado.
E mesmo enquanto estava no deserto, Jesus foi pressionado pelo diabo através da tentação que sofreu, mas não cedeu a ela, creio que Ele enfrentou muitas pressões em seu ministério na Terra. Por isso, sempre se retirava para orar e ouvir a voz do Espírito Santo para que pudesse cumprir corretamente o que lhe foi designado, não cedendo às pressões que vinham sobre ele, das pessoas ou dos pensamentos. Pois não podemos fazer Deus seguir atrás das nossas decisões, nós é que devemos seguir as decisões e planos Dele. Por isso, Jesus disse que só fazia o que via e ouvia o Pai fazer. E o Espírito Santo é que revelava essas coisas a Ele.
Mateus 12:28
Se, porém, eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, certamente é chegado o Reino de Deus sobre vocês.
Tudo o que Jesus fazia era no poder do Espírito Santo. Podemos estar cercados de problemas reais ou ameaças para nos confundir, sendo tentados diariamente, mas é nas orações, no tempo que separamos para ter comunhão com o Espírito Santo que sabemos o que fazer, e os anjos trabalharão a nosso favor. Não seja pressionado nem enganado, seja guiado, e para isso é preciso separar um bom tempo diariamente com Deus orando no Espírito e lendo a Palavra para receber direção e não ceder às pressões, cumprindo o plano de Deus, confiando nas direções que recebemos do Espírito Santo.
Romanos 8:14
Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.
Como filhos, devemos ser guiados pelo Espírito de Deus assim como Jesus foi, e completarmos a nossa carreira assim como ele completou a Dele. E somente o Espírito Santo conhece o caminho.
Emilio Claudiano