Escaladores
Tiago 1:2-4
Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações, sabendo que a provação da vossa fé, uma vez confirmada, produz perseverança. Ora, a perseverança deve ter ação completa, para que sejais perfeitos e íntegros, em nada deficientes.
Diante de problemas e adversidades, todos nós podemos sofrer reveses, perdas e insucessos. Isso faz parte do desenvolvimento humano. Nem todas as situações são fruto necessariamente de erros voluntários que cometemos, mas sempre devemos analisar se poderíamos ter feito algo diferente para obter o resultado que buscamos, e de como podemos nos preparar melhor para o futuro. É importante ficarmos atentos as mudanças necessárias para esse propósito.
Mais significativo que o frio e racional QI (Quociente de Inteligência) e mais eficaz que a avaliação psicológica do QE (Quociente emocional), o QA (Quociente de Adversidade) explica porque a persistência pode ter mais valor que o talento. Com base em seu estudo, Paul Stoltz dividiu as pessoas em três grupos profissionais: os que escalam, os que desistem e os que acampam. Escaladores são todos os que enfrentam desafios e que se recusam a permanecer nos seus limites. Já os desistentes odeiam riscos e buscam segurança. O terceiro tipo é formado pelos que acampam, um grupo intermediário entre os escaladores e os desistentes. São pessoas que vestem a camisa, mas nem tanto. Em caso de risco, costumam ficar em cima do muro.
Essa classificação foi criada com base na forma de como as pessoas lidam com os desafios. Quem tem maior nível de QA (Quociente de Adversidade) não culpa os outros pelos problemas que surgem, sabe assumir a responsabilidade por suas decisões e não vê os comportamentos de outras pessoas como obstáculos, sendo perseverante e determinado, íntegro e fiel aos propósitos estabelecidos.
Ao falharem, algumas pessoas murmuram, outros aprendem. Como disse uma pessoa certa vez: quando sopram os ventos da mudança, alguns constroem abrigos e se sentem seguros, outros constroem moinhos e ficam ricos. Davi foi um grande escalador, enfrentou um urso, um leão, um gigante, e o reino. José, filho de Jacó, enfrentou invejas, injustiças, mentiras e humilhações, mas o seu nível de QA que é a fé em ação, fez dele em um homem determinado e focado, capaz de escalar qualquer montanha para cumprir o propósito estabelecido. A galeria da fé está cheia desses homens.
Fomos criados por Deus com habilidades ainda inexploradas, tanto emocionais como criativas, e contamos principalmente com a habilidade daquele que se uniu a nós (Jesus) para tornar Sua habilidade nossa também, nos levando a níveis de QA cada vez maiores. Não somos os que desistem, nem dos que ficam acampados, somos escaladores, não paramos no meio do caminho e não perdemos o foco.
Provérbios 20:6
Muitos se dizem amigos leais, mas um homem fiel, quem poderá achar?
Hebreus 10:39
Nós, porém, não somos dos que retrocedem e são destruídos, mas dos que creem e são salvos.
Quando queremos vencer o precisamos do QA, quando queremos vencer nossos limites, medos e ansiedades, precisamos do QA. Grandes desafios estão diante de nós, e estarão durante toda nossa vida, e são grandes oportunidades para nosso crescimento e sucesso servindo a Deus, realizando o plano que Ele tem para nós. Seja um escalador confiando no poder do Espírito Santo. Você não precisa de talento. Precisa confiar em Deus, Ele é o seu talento e sua força.
Emilio Claudiano