Agir, uma atitude de fé

Tiago 1:2-4

Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma.

Somos pessoas em processo de transformação, então sempre seremos desafiados a vencer nosso velho homem, nossos limites e vontades enquanto nos descobrirmos em Cristo. A medida que nossos limites surgem e o velho homem quer aparecer, precisamos agir com a coragem que vem da fé.

A Bíblia no ensina que sem desafios não conseguiremos sair do lugar. Assim como a lei no velho testamento mostrava ao homem a sua incapacidade e separação de Deus, denunciando sua natureza caída, assim também as provações que enfrentamos despertará em nós nossa nova natureza com capacidade divina. Nossa confiança na Palavra de Deus com o poder disponível que foi depositado em nós deve ser ativado.

Hebreus 12:1

Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta.

Precisamos diariamente abandonar aquilo que nos atrapalha, aquilo que nos proíbe de continuar andando. Abandonar o ânimo dobre, o medo, a inconstância e a indiferença. Até que sejamos intensos em nossa vida com Deus, não veremos mudanças em nós e não experimentaremos seu poder. Sempre seremos desafiados a agir como éramos antes, seguindo os antigos hábitos de pensamento, mas a apropriação do que temos tem a ver com a apropriação do que somos em Cristo, uma coisa não vem antes da outra.

A medida do meu conhecimento sobre quem sou, determinará a medida da minha força e resistência na hora da pressão. Fé coloca a Palavra de Deus em ação, somos chamados para enfrentar nossos medos e dúvidas, enfrentá-los e vencê-los. Acredito que agir seja a palavra-chave, agir com ousadia, com coragem e determinação, isso é agir em fé no que Deus diz.

Juízes 7:3

Anuncie, pois, ao povo que todo aquele que estiver tremendo de medo poderá ir embora do monte Gileade. Então vinte e dois mil homens partiram, e ficaram apenas dez mil.

Deus não conta com os covardes, ele começa dispensando os medrosos, ele sabe que os medrosos não se comprometem, não somam e não ajudam, até mesmo em uma guerra que o próprio Deus daria a vitória, como é nesse caso de gideão, Deus preferiu que fosse com Ele poucos valentes do que uma multidão de medrosos. O medo nos impede de andar com Deus, de nos entregarmos a Ele totalmente. O medo é servo do Diabo, nos levará para sua armadilha. A coragem é um dos atributos da fé, nos levará para a vitória programada por Deus.

Números 23:19

Deus não é homem para que minta, nem filho de homem para que se arrependa. Acaso ele fala, e deixa de agir? Acaso promete, e deixa de cumprir?

1 Pedro 1:13

Portanto, estejam com a mente preparada, prontos para agir; estejam alertas e coloquem toda a esperança na graça que lhes será dada quando Jesus Cristo for revelado.

Precisamos agir a altura do que cremos e falamos, com a mente preparada e inteiramente confiante na graça que nos favorecerá em qualquer situação.

Emilio Claudiano