Despertando do sono
Efésios 5:14-19
Pelo que diz: Desperta, ó tu que dormes, levanta-te de entre os mortos, e Cristo te iluminará. Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, remindo o tempo, porque os dias são maus. Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor. E não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos, entoando e louvando de coração ao Senhor com hinos e cânticos espirituais.
"Nossas famílias não podem escolher Cristo por nós. Nossos amigos também não. Deus é poderoso, mas nem mesmo ele pode tomar essa decisão por nós. Temos de fazer nossas próprias escolhas." Billy Graham
Somos alertados para despertar a nós mesmos de um sono, o sono dos mortos. Percebemos a urgência na fala de Paulo quanto a essa sonolência paralisante e destrutiva, que aos poucos faz com que nos acostumemos com ela. Esse não é um sono comum que traz descanso, mas um sono que neutraliza a vida que há em nós, que paralisa a fé, e destrói nossa comunhão com Deus.
O apóstolo Paulo diz que primeiro devemos sair desse sono para sermos iluminados por Cristo, não haverá direções ou revelações até que nos despertemos. Veja que ele fala de um sono, e não da morte, pois fomos tirados da morte, mas muitos de nós ainda vivemos como se estivéssemos mortos, pois nossas escolhas, comportamentos, e atitudes são os mesmos de quem continua morto, sem Cristo. Então ele diz: “Vede prudentemente como andais, não como néscios, e sim como sábios, valorizando o tempo, porque os dias são maus”.
"Somos responsáveis perante Deus, sobre como usamos nosso tempo. Se tivermos de estudar a Bíblia, de passar mais tempo orando, de ganhar almas para Cristo, de investir nossas finanças no Reino, que seja agora." Billy Graham
Hebreus 12:1
Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta.
Nós renascemos para sermos um com Cristo, com nossa comunhão restaurada. Para que a atuação d'Ele em nós seja o grande diferencial nessa nova vida. Para que o poder d'Ele que atua em nós realize os milagres que essa união proporciona. Para que essa unidade e parceria produza resultados gigantescos e extraordinários em nós.
Efésios 1:18-19
Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou, as riquezas da gloriosa herança dele nos santos e a incomparável grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, conforme a atuação da sua poderosa força.
Nossos dias podem ser diferentes, devemos usar o tempo que temos nos enchendo do Espírito Santo, falando entre nós com salmos, hinos e cânticos espiritais, coisas que só nós podemos decidir fazer, orando e vigiando sempre, conhecendo a vontade do Senhor. Nosso dia, mês e ano podem ser poderosos. Nossa história com Deus é escrita por nós. Deus sempre responderá ao nosso esforço e determinação quando nos alinhamos com sua Palavra, fruto de um coração íntegro e fiel.
Mude seu ano e sua vida mudando seu dia, desperte-se para que Cristo resplandeça em você. Não espere o amanhã chegar, não deixe para depois, o momento certo é agora.
2 Coríntios 6:1-2
Como cooperadores de Deus, insistimos com vocês para não receberem em vão a graça de Deus. Pois ele diz: "Eu o ouvi no tempo favorável e o socorri no dia da salvação". Digo-lhes que agora é o tempo favorável, agora é o dia da salvação!
Emilio Claudiano