O Espírito Santo
Lucas 4:18-21
“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos, e proclamar o ano aceitável do Senhor.” Tendo fechado o livro, Jesus o devolveu ao assistente e sentou-se. Todos na sinagoga tinham os olhos fixos nele. Então Jesus começou a dizer: — Hoje se cumpriu a Escritura que vocês acabam de ouvir.
Mateus 12:28
Se, porém, eu expulso os demônios pelo Espírito de Deus, certamente é chegado o Reino de Deus sobre vocês.
Jesus quando estava formando seus discípulos ensinou muitas coisas a eles, a maioria delas Ele ensinava através de demonstração, e há uma explicação para isso. A conexão que Ele tinha com o Pai era através do Espírito Santo. Tudo o que Ele fez foi por meio de revelação, direção e poder do Espírito Santo. Quando você tem e está cheio do Espírito Santo, você consegue entendê-lo e carregar em seu entendimento o peso e responsabilidade dessa revelação. De alguma forma, o Espírito de Deus torna aquela revelação compreensível, espiritual, mental e físico para a pessoa que O tem. Mas quem está recebendo a revelação não consegue transmiti-la com a mesma compreensão. Por isso Jesus demonstrava esse poder e ensinava comparando com coisas naturais, pois esse é o ministério do Espírito Santo.
João 16:12-13
Tenho ainda muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora; quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir.
Jesus sabia que eles precisavam ser cheios do Espírito Santo para suportar, carregar a revelação com todo peso e poder que há nela, e mesmo que Jesus dissesse a eles, não haveria neles capacidade de compreensão para suportar em seu espírito a plenitude da revelação, pois isso é uma obra do Espírito Santo. É importante entender que vamos andar aqui como Jesus andou e depender do que Ele dependia para revelar o Pai. O Espírito Santo estava sobre Ele e o ungiu para o que Ele fez, e agora Jesus tem que enviá-lo aos discípulos para que eles também façam o mesmo que Ele fez.
João 16:7-8
Mas eu lhes digo a verdade: é melhor para vocês que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vocês; mas, se eu for, eu o enviarei a vocês. Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo…
Há um mundo de revelações que só o Deus Espírito pode e tem para revelar, ninguém mais o fará, somente Ele. Nossa caminhada com Deus como filhos e nosso ministério de serviço ao nosso Pai dependem dessa presença Santa de revelação e poder. É impossível viver e servir a Deus sem ser guiado por Seu Espírito. Jesus foi guiado por Ele, e realizou Sua obra através d'Ele.
João 16:13-15
Porém, quando vier o Espírito da verdade, ele os guiará em toda a verdade. Ele não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que ouvir e anunciará a vocês as coisas que estão para acontecer. Ele me glorificará, porque vai receber do que é meu e anunciará isso a vocês. Tudo o que o Pai tem é meu. Por isso eu disse que o Espírito vai receber do que é meu e anunciar isso a vocês.
Ser guiado pelo Espírito Santo é um privilégio para os filhos de Deus, mas é preciso estar cheio do Espírito para recebermos suas instruções e revelações, sendo guiado por Ele, carregando em nós o peso e o poder de suas revelações.
O Espírito Santo é uma das três pessoas da Trindade, o próprio Deus em nós. Ele é nosso amigo, companheiro e mestre. Só Ele conhece o plano para nossa vida e pode nos levar a vivê-lo. Sua gloriosa presença em nós é maravilhosa e exige santidade e temor.
Atos 9:31
A igreja passava por um período de paz em toda a Judeia, Galileia e Samaria. Ela se edificava e, encorajada pelo Espírito Santo, crescia em número, vivendo no temor do Senhor.
Emilio Claudiano