Como está sua autodisciplina?
1 Coríntios 9:27
Mas esmurro o meu corpo e faço dele meu escravo, para que, depois de ter pregado aos outros, eu mesmo não venha a ser reprovado.
1 Timóteo 4:16
Atente bem para a sua própria vida e para a doutrina, perseverando nesses deveres, pois, agindo assim, você salvará tanto a si mesmo quanto aos que o ouvem.
Autodisciplina é a habilidade de obrigar a si mesmo a tomar atitudes independentemente do seu estado de espírito.
Nossos desafios e problemas não estão nas adversidades que vem sobre nós. Estão em nós. Se não formos capazes de dominar a nós mesmos, de nos obrigar a fazer o que sabemos que devemos, nossa vida
será um desastre e nossos objetivos nunca serão alcançados. A autodisciplina é uma das ferramentas
básicas na vida de pessoas de sucesso, sem ela seria impossível de se chegar ao lugar certo. Deus sempre nos avisa de comportamentos destruidores que atraem julgamento do juízo de Deus. Ele não deseja que juízos venham sobre nós e sim suas bênçãos, por isso somos alertados por ele, para que essas coisas fiquem fora do nosso caminho e de nossa vida.
Nós devemos ser como Ele, amando o que Ele ama e desprezando o que Ele despreza, andando na direção em que Sua Palavra nos guia, pois ela é lâmpada para nossos pés e luz para nosso caminho, falamos o que ela fala e vivemos o que ela diz, pois temos o Seu favor, Sua graça, provisão e misericórdia quando nos afastamos do mal.
Quando desprezamos o que ele despreza evitamos erros que destruirão nossa vida, seremos prudentes e sábios, maduros e íntegros, bons amigos, bons vizinhos, bons empregados, bons empregadores, bons servos e fiéis ao nosso Deus. Não é difícil saber o que devemos evitar, só precisamos de um posicionamento firme e inabalável em nosso compromisso e aliança com Ele.
Uma vida devocional deve preservar a humildade, reforçar a integridade, expandir a visão e capacitar a não perder o foco. John N. Akers
O apóstolo Paulo só conseguiu terminar sua carreira, ou o objetivo de sua vida, porque sabia onde precisava chegar e usou constantemente a ferramenta da autodisciplina. Quanto as coisas que lhe eram permitidas, ele disse certa vez: —“Tudo me é permitido”, mas nem tudo convém. “Tudo me é permitido, mas eu não deixarei que nada me domine”. 1 Coríntios 6:12
Para viver o que Deus diz que nós somos é preciso não apenas acreditar, mas alinhar nossas ações com aquilo que conhecemos da Bíblia, e abandonar coisas erradas e outras que, embora não sejam erradas, acabarão nos impedindo de crescer. Será preciso deixar coisas menores para alcançar as maiores, e se não formos exigentes conosco mesmo, então não seremos capazes de seguir em frente.
Provérbios 25:28
Como a cidade com seus muros derrubados, assim é quem não sabe dominar-se.
Precisamos estabelecer regras claras para nós mesmos, e sermos fiéis em cumpri-las. Não poderemos mudar tudo de uma vez só, mas se formos diligentes e disciplinados, aos poucos chegaremos lá. Cada dia, um passo, e a cada passo mais próximo estaremos de alcançar nosso objetivo em Deus. Não viva sem regras, não viva sem autodisciplina, mantenha seus muros em pé e seu crescimento em andamento.
2 Timóteo 2:5
Semelhantemente, nenhum atleta é coroado como vencedor, se não competir de acordo com as regras.
Precisamos tomar cuidado para não fabricar um Jesus que se adapte às nossas próprias ideias. As pessoas tentam muitas vezes remodelar Jesus e as Escrituras para ajusta-los aos conceitos do pensamento secular moderno. Billy Graham
Todo sucesso ou crescimento tem um preço, e todo esforço será recompensado pelo resultado que a autodisciplina vai nos ajudar a alcançar.
Emilio Claudiano