Temos um pastor
Salmos 23
O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta. Em verdes pastagens me faz repousar e me conduz a águas tranquilas; restaura-me o vigor. Guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome. Mesmo quando eu andar por um vale de trevas e morte, não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem. Preparas um banquete para mim à vista dos meus inimigos. Tu me honras, ungindo a minha cabeça com óleo e fazendo transbordar o meu cálice. Sei que a bondade e a fidelidade me acompanharão todos os dias da minha vida, e voltarei à casa do Senhor enquanto eu viver.
A segurança de desfrutar de um cuidado como esse gera paz e tranquilidade, afasta o medo, e nos deixa livres para continuar nosso trabalho.
Esse salmo é com certeza um dos mais inspiradores do livro de Salmos, não só por suas palavras de paz, confiança e segurança, mas porque provavelmente foi escrito nos anos avançados da vida de Davi. Um homem que havia experimentado e desfrutado desse poderoso cuidado de Deus por todo o tempo em que andou com Ele. Provavelmente sentado debaixo de uma árvore, envolvido por sua sombra, contemplando os ribeiros de água que corriam entre os pastos do deserto, por onde ele mesmos havia estado com suas ovelhas muitas vezes, agora, porém, vendo-se como uma delas guiado por seu pastor.
Mesmo após ter pastoreado as ovelhas de seu pai quando ainda era um pequeno jovem, e depois, quando rei, pastoreado o povo de Israel. Ele sempre soube que era parte do rebanho, uma pequena ovelha em meio a tantas outras, desfrutando de paz e segurança do pastor a quem tanto amou e admirou por toda sua vida.
Davi sabia que se ele mesmo durante o próprio pastorado, com as ovelhas de seu pai, e o povo de Israel, havia pastoreado com amor, dedicação e cuidado, entregando, muitas vezes, sua própria vida a perigos de morte para guardar as ovelhas; então, o que se dizer de Deus, o verdadeiro e poderoso pastor de Israel. É perfeitamente possível ver Davi sentado à sombra de uma árvore, relembrando todas as experiências com Deus, em que lobos traiçoeiros, leões e grandes e poderosos exércitos por vezes vieram contra ele para levar as ovelhas, e o Seu Pastor o livrou e o sustentou todas às vezes.
Sabe, fé é algo pessoal, e embora todos tenhamos acesso a ela, só os que a usam conseguem viver esse relacionamento pastoral poderoso. Sempre em paz e segurança, nunca preocupados ou atemorizados, mas confiando, amando e admirando esse grande e perfeito Pastor. Ele faz tremer nosso maior inimigo, o diabo e todo o inferno. Então, podemos dizer para que todos ouçam: “O Senhor é o meu Pastor, nada temo e de nada tenho falta.
Hebreus 13:5-6
Conservem-se livres do amor ao dinheiro e contentem-se com o que vocês têm, porque Deus mesmo disse: “Nunca o deixarei, nunca o abandonarei”. Podemos, pois, dizer com confiança: “O Senhor é o meu ajudador, não temerei. O que me podem fazer os homens?”
2 Timóteo 3:10-11
Mas você tem seguido de perto o meu ensino, a minha conduta, o meu propósito, a minha fé, a minha paciência, o meu amor, a minha perseverança, as minhas perseguições e os meus sofrimentos, os quais tive de enfrentar em Antioquia, Icônio e Listra. Quantas perseguições sofri! Porém, o Senhor me livrou de todas elas.
Ouça as palavras: “O Senhor é o meu pastor; de nada terei falta”. Então, declare isso todos os dias, pois só os que confiam é que podem dizer com confiança. Só os que creem é que podem descansar e verem o cumprimento da Palavra de Deus.
Emilio Claudiano