Trocando a verdade por uma mentira

Com base em Romanos 1:18-32 (Leitura do texto bíblico necessária antes da lição).

Observe o que a Palavra diz na continuidade dessa passagem: "… para desonrarem o seu corpo entre si; pois eles mudaram a verdade de Deus em mentira..." (vv. 24-25). Considere a palavra "mudaram". Repetindo, essa é a palavra grega que significa "trocaram". Eles sabiam qual era a verdade. A verdade estava disponível. Eles podiam lê-la. Eles podiam ouvi-la. Mas não a queriam mais.

Fizeram uma barganha por alguma coisa que achavam que era melhor. Fizeram um acordo, uma troca. Eles conheciam a verdade, mas a trocaram e pegaram outra coisa. Trocaram a verdade de Deus por uma mentira. "E honraram e serviram" — a quem? A criatura, ou seja, o homem. "… adorando e servindo a criatura em lugar do Criador, o qual é bendito eternamente. Amém!" (v. 25).

Observe os versículos seguintes. "Por causa disso, os entregou Deus a paixões infames; porque até as mulheres mudaram o modo natural de suas relações íntimas por outro, contrário à natureza; semelhantemente, os homens também, deixando o contato natural da mulher, se inflamaram mutuamente em sua sensualidade, cometendo torpeza, homens com homens, e recebendo, em si mesmos, a merecida punição do seu erro. E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus..." (vv. 26-28). Preste atenção às palavras "por haverem desprezado". Não que eles não conhecessem a verdade ou que não conhecessem Deus, eles simplesmente não quiseram mais ouvir Deus.

Terra caindo sobre o caixão

É exatamente isso que está acontecendo no mundo hoje. Eles estão dizendo: "Fora daqui, seus fanáticos pela Bíblia! Não preguem para nós. Não queremos ouvir isso!". Os meios de comunicação estão ridicularizando a Igreja, dizendo que somos inimigos santos e que não sabemos de nada. Por quê? Porque nós elevamos o padrão com base na Palavra. E todas às vezes que pregamos a Palavra, é como se pás de terra estivessem caindo sobre o caixão deles, e eles sabem que o juízo de Deus está próximo. É por isso que Romanos 1:18 diz: "A ira de Deus se revela do céu contra toda impiedade e perversão dos homens que detêm a verdade pela injustiça". A palavra "detêm" vem do grego katecho e significa "ter algo na mão e contê-lo", ou "suprimi-lo". Não que eles não a conheçam. Eles a estão suprimindo.

As pessoas conhecem a verdade. Podem não querer lidar com ela, podem procurar suprimi-la, tentar tirá-la do ar, tirá-la do rádio, tirá-la de vista, pensando: longe dos olhos, longe da mente. Vamos suprimi-la. Vamos anulá-la. Vamos tentar destruí-la. Se ela estiver longe dos olhos, estará fora da mente. Então não seremos mais condenados por ela. E é por isso que o versículo 28 diz: "E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus..." Observe isto: "E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável". Quero que você saiba, Deus irá entregá-lo àquilo que você quer.

Romanos 1:28-30

E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a um modo de pensar reprovável, para praticarem coisas que não convêm. Estão cheios de todo tipo de injustiça, perversidade, avareza e maldade. Estão cheios de inveja, homicídio, discórdia, engano e malícia. São difamadores, caluniadores, inimigos de Deus, insolentes, arrogantes, orgulhosos, inventores de males, desobedientes aos pais.

O que lemos nos versículos anteriores é o fruto do humanismo secular. A adoração ao homem e o endeusamento de si mesmo produzem todas essas coisas, porque não existe padrão. Um filósofo do humanismo secular diz: "Eu sou Deus; portanto, posso julgar a mim mesmo e fazer o que eu quiser".

Trechos do livro Espíritos sedutores e doutrinas de demônios de Rick Rener (p. 32-35).

Sugiro a leitura do livro.

Emilio Claudiano