Um poderoso administrador

1 Coríntios 13:1-7

Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine. Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, se não tiver amor, nada serei. Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me valerá. O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

O amor não é um sentimento, ele é a essência de Deus, ou seja, é o amor que define Deus e que coordena o que Ele faz.

O amor é com certeza a maior ferramenta de transformação que existe. Se andarmos através do amor poderemos coordenar o que fazemos. Através dele podemos nos mover na direção certa, resistindo a desejos e pensamentos errados aos quais somos expostos todos os dias, e não podemos esperar para responder a esses desejos e pensamentos, precisamos dar respostas imediatas baseadas na palavra, movidos pelo amor.

1 Coríntios 16:13-14

Estejam vigilantes, mantenham-se firmes na fé, sejam homens de coragem, sejam fortes. Façam tudo com amor. 

O grande erro das pessoas é pensar que o amor é um sentimento, colocar o amor no nível de um sentimento é como reduzi-lo ao nível de algo criado, quando, na verdade, ele é o criador. O amor não pode ser manipulado, pois esta sempre no controle, ele sabe o que fazer e quando fazer, não se apressa e não se atrasa. Ele não é coordenado como um sentimento. Ele é o coordenador. O amor não poupa o culpado, pois a justiça é uma de suas composições. O amor é o administrador perfeito.

Romanos 12:9

O amor deve ser sincero. Odeiem o que é mau; apeguem-se ao que é bom. 

Quando o apóstolo diz que o amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta, ele está falando de como a amor lida com a imaturidade das pessoas, dando tempo suficiente para aprenderem, para se corrigirem e para mudarem. Perdoa sempre que houver arrependimento. O amor não será tolerante com a pessoa depois desse tempo, ele aplicará a justiça, pois não se alegra com a injustiça. Uma das características do amor, que para mim mostra sua alta capacidade de administrar pessoas, é que ele não busca seus próprios interesses, isso mostra sua grandeza e confiabilidade, pois está verdadeiramente interessado em nós.

O amor é a essência Divina, portanto não pode ser encontrado em outro lugar, somente estando em Deus podemos ter acesso a ele. A Bíblia diz que o amor de Deus foi derramado em nossos corações, isso significa que temos a capacidade de coordenar nossos atos assim como Deus o faz, de sermos justos, compassivos e pacientes, de sermos transformados em nossa maneira de pensar e agir. O amor é maduro, responsável e sóbrio. Não é inconsequente nem sentimental. Ele absolve o inocente e condena o culpado. O amor é poderoso.

João 15:10

Se vocês obedecerem aos meus mandamentos, permanecerão no meu amor, assim como tenho obedecido aos mandamentos de meu Pai e em seu amor permaneço. 

Judas 1:21

Mantenham-se no amor de Deus, enquanto esperam que a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo os leve para a vida eterna. 

O verdadeiro amor prega a justiça e o juízo, denuncia e renuncia o pecado, mas ama o pecador. O verdadeiro amor ouve e obedece à palavra de Deus, tornando-se inimigo do sistema do mundo. O amor sempre levará a verdade para as pessoas. Deus é amor. Deus clama ao mundo por meio de nós, precisamos ir, Deus está contando conosco.

O amor coloca a Palavra de Deus em primeiro lugar, ele a cumpre. O amor não tolera o pecado e não cobre o erro. Quando andamos em amor andamos, na verdade.

Emilio Claudiano