Outro nível de vida

1 Coríntios 13.4-7

O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha. Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor. O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.

O amor é o que nos identifica com Deus, que nos mostra se estamos no caminho certo ou não. É impossível viver a vida de Deus em nós sem o Seu amor, pois é por ele que começamos todo o processo de limpeza e transformação dentro de nós, é por ele que crescemos.

O amor de fato nos leva para níveis extremamente mais altos, inspira e corrige nossa conduta. Deixamos de ser egoístas, de buscar nossos próprios interesses, ele controla nossas emoções e nossos sentimentos, pois tudo suporta, tudo sofre, crê, espera e se alegra sempre. Ele é a ferramenta do controle de nós mesmos, que equilibra nossos sentimentos e emoções.

Não podemos exigir o amor nos outros, mas devemos exigi-lo em nós mesmos. Sempre que agimos como crianças com relação aos sentimentos, é porque não somos maduros no amor, quando nos ressentimos de alguém, quando somos egoístas, quando buscamos nossos interesses, ainda estamos agindo como crianças e às vezes levamos outros conosco por esse caminho.

1 Coríntios 3:1-3

Irmãos, não lhes pude falar como a espirituais, mas como a carnais, como a crianças em Cristo. Dei-lhes leite, e não alimento sólido, pois vocês não estavam em condições de recebê-lo. De fato, vocês ainda não estão em condições, porque ainda são carnais. Porque, visto que há inveja e divisão entre vocês, não estão sendo carnais e agindo como mundanos? 

Precisamos fazer valer o amor em nós para amadurecermos, para que Deus possa nos usar e nos levar para níveis mais altos de Sua vontade, precisamos resistir aos desejos carnais, e colocar o amor no comando, não exigindo dos outros, mas de nós mesmos, não agindo como crianças, mas como adultos espirituais. O amor não nos deixa ficar amargos nem indiferentes com as pessoas, mesmo quando nos fazem mal. O amor deve ser demonstrado, vivido intensamente. Ele intercede pelas pessoas, e não consegue guardar mágoas ou rancor.

Quando o amor de Deus está ativado em nós, as pessoas não podem nos magoar, não ficamos resmungando como crianças, pois o amor de Deus em nós é resistente a essas coisas, não ficamos de bico nem com birras. Há pessoas que até deixam de ir à igreja por tristezas e mágoas, coisas que o amor nunca deixaria acontecer, pois ele tudo sofre, tudo suporta, crê, espera e se alegra sempre. Não somos mais crianças, temos que verdadeiramente andar em amor.

1 Coríntios 13:1-3

Ainda que eu fale as línguas dos homens e dos anjos, se não tiver amor, serei como o sino que ressoa ou como o prato que retine. Ainda que eu tenha o dom de profecia e saiba todos os mistérios e todo o conhecimento, e tenha uma fé capaz de mover montanhas, se não tiver amor, nada serei. Ainda que eu dê aos pobres tudo o que possuo e entregue o meu corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me valerá.

1 Coríntios 13:11

Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino. 

Como disse o irmão Kenneth Hagin, o amor é de fato o caminho para a vitória.

Emilio Claudiano